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As 4 competências duráveis de um profissional de sucesso

Estamos em um mundo de constantes mudanças, onde as informações são disponibilizadas de inúmeras formas e em grande quantidade

Estamos em um mundo de constantes mudanças, onde as informações são disponibilizadas de inúmeras formas e em grande quantidade. Neste cenário, em alguns momentos, temos que abandonar competências antigas e que se tornaram obsoletas para que possamos adquirir novas. Então, como adquirir competências duráveis e que não se tornem ultrapassadas frente à celeridade das transformações do mercado?

Para ter sucesso profissional, se faz necessário a aquisição de 4 competências básicas (e duráveis), as quais descrevo a seguir:

1ª – Conhecimento: Está ligado à todo tipo de informação, conteúdo, conceitos, formações, experiências e aprendizado que você possui em sua área de atuação.

Por conta das rápidas mudanças, é necessário que o profissional esteja em constante aperfeiçoamento e atualização.
Mas como adquirir mais conhecimento? Aprenda a aprender, a ler, a interpretar, a formar opinião, a fazer networking. Entenda que o conhecimento só é vantajoso se você utilizar todo seu acervo de teorias e saber aplica-las no ambiente de trabalho, caso contrário, é apenas um papel de diploma na sua estante.

Relacionamos então o conhecimento com o saber: ter know-how, aprender continuamente, ampliando o conhecimento, transmitir e compartilhar conhecimento.

2ª – Perspectiva: Significa colocar todo o conhecimento adquirido em ação e poder transformar a teoria em prática. Também está relacionada a observar o ambiente e os processos e visualizar oportunidades de negócios, criação de novos produtos, serviços ou ações pessoais.

Relacionamos então a perspectiva com o saber fazer: aplicar o conhecimento, ter visão sistêmica e propor soluções.

3ª – Julgamento: Mesmo tento conhecimento e perspectiva, ainda é preciso saber analisar e avaliar as situações com qualidade, para que as decisões sejam tomadas com justiça e equilíbrio. Há de se ter sensibilidade e empatia para entender o que se passa do lado de lá, sem julgar por informações superficiais ou incompletas.

Relacionamos então o julgamento com o saber analisar: Ter espírito crítico e ponderar com equilíbrio.

4ª – Atitude: atitude representa o estilo pessoal de cada um em como fazer as coisas, de como liderar, motivar, se comunicar. Quem possui esta competência, carrega consigo o inconformismo, o espírito empreendedor e o desejo contínuo de melhoria. O profissional com atitude é agente de mudança nas organizações, e não apenas um conservador do status quo.

Relacionamos então a atitude com o saber fazer acontecer: criatividade, iniciativa e foco.

O profissional de sucesso contempla destas 4 competências, o tornando destaque e referência no mercado de trabalho.