Notícias
Os chefes não aguentam: funcionários Gen Z estão sendo demitidos poucos meses depois de serem contratados
Uma pesquisa divulgada pelo site Intelligent.com (plataforma dedicada ao desenvolvimento profissional de jovens e a ajudá-los a navegar o mundo do trabalho) aponta que 60% dos empregadores já tiveram que demitir um funcionário recém-saído da faculdade poucos meses após a contratação
A chegada da Geração Z ao mercado de trabalho está sendo complicada. Uma pesquisa divulgada pelo site Intelligent.com (plataforma dedicada ao desenvolvimento profissional de jovens e a ajudá-los a navegar o mundo do trabalho) aponta que 60% dos empregadores já tiveram que demitir um funcionário recém-saído da faculdade poucos meses após a contratação.
A pesquisa
A Intelligent entrevistou 966 pessoas sobre o desempenho de jovens recém-saídos da faculdade no trabalho. Foram selecionados apenas chefes de departamentos, gerentes de recursos humanos, diretores, presidentes, donos/sócios, e gerentes sêniors para responder às perguntas. Os participantes também tiveram que comprovar o envolvimento na contratação de profissionais mais inexperientes para vagas nas empresas.
Apenas ¼ dos jovens teve desempenho satisfatório no trabalho
Apenas 1 em cada 4 contratações de novos profissionais foi satisfatória, de acordo com as respostas, levando a 6 em cada 10 novos funcionários demitidos. Entre as justificativas para as demissões estão:
- Não conseguem lidar com a carga de trabalho (apontado por 21% dos entrevistados);
- Chegam atrasados (20%);
- Não se vestem de acordo com o ambiente de trabalho (19%);
- Usam linguagem inapropriada para o ambiente de trabalho(19%);
- Se atrasam para reuniões (18%);
- Atrasam as entregas (15%).
Além disso, mais da metade acha que os funcionários da Geração Z se ofendem fácil demais, não respondem bem a feedbacks, e se comunicam mal.