tabil>
Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Inscrições abertas para habilitar perito e auditor de contabilidade

Fique de olho nas regras se o seu desejo é se tornar um auditor ou perito na área de contabilidade brasileira.

Quem deseja atuar como perito ou auditor contábil já pode marcar na agenda: estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2025 do Exame de Qualificação Técnica (EQT), organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Mas não adianta deixar para a última hora, porque o prazo vai até o dia 6 de março. As provas são obrigatórias para contadores que querem atuar nessas áreas, e a inscrição deve ser feita no site da FGV Conhecimento.

Mas quanto custa? O valor é de R$ 260 por prova e é possível se inscrever para mais de uma avaliação, caso o candidato queira ampliar suas possibilidades no mercado. Os aprovados terão a oportunidade de se cadastrar no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) ou no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), conforme a habilitação conquistada.

Como são as provas para essas áreas da contabilidade?

Mas e o formato das avaliações? As provas são compostas por 25 questões objetivas de múltipla escolha e duas questões dissertativas. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 60% do total.

Os exames acontecerão em datas diferentes, seguindo este cronograma:

  • 5 de maio: Prova de Qualificação Técnica Geral
  • 6 de maio: Prova de Qualificação Técnica Geral para Perito Contábil
  • 7 de maio: Prova específica para auditoria em instituições reguladas pela CVM
  • 8 de maio: Prova específica para auditoria em instituições autorizadas pelo Banco Central
  • 9 de maio: Prova específica para auditoria em sociedades supervisionadas pela Susep
  • 10 de maio: Prova específica para auditoria em entidades supervisionadas pela Previc

Os locais de aplicação serão divulgados pela FGV Conhecimento a partir de 28 de abril.

Quem pode se inscrever?

Mas não basta apenas querer fazer a prova. Para participar, é necessário ser contador registrado e com situação ativa no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Os auditores que conseguirem a aprovação estarão aptos a atuar em instituições reguladas por órgãos como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Banco Central (BC), a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Importância da qualificação na carreira de contabilidade

Mas por que essa certificação é tão importante? A contabilidade é uma profissão que se aproxima do Direito em diversas situações, especialmente nas funções de auditoria e perícia. O perito contábil, por exemplo, é responsável por elaborar laudos técnicos utilizados em processos judiciais. Já o auditor independente desempenha um papel fundamental para garantir a conformidade financeira e contábil de empresas com normas e exigências legais.

Para organizar o exame, o CFC conta com a expertise da FGV Conhecimento, instituição que também é responsável por provas de grande alcance, como o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Exame Nacional da Magistratura (Enam) e o Exame Nacional de Cartórios (Enac). A FGV tem ampla experiência na elaboração e aplicação de avaliações técnicas e acadêmicas.

Se você é contador e quer atuar como perito ou auditor contábil, essa é a chance de se qualificar e expandir suas oportunidades na carreira. Mas lembre-se: o prazo de inscrição vai até 6 de março!